segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Marcas da infância

A infância de Susumo Itimura, no interior paulista, não foi um período de recreação. Era trabalho em cima de trabalho. Tudo o que aprendeu foi na escola da vida.
Uma passagem que muito o marcou - conta - foi quando jovem, trabalhando no meio do café, no interior paulista, viu passar um inglês daquela propriedade, a cavalo, e nem sequer lhe disse bom dia ou qualquer outro cumprimento. Essa frieza do inglês foi uma ofensa para Susumo.
'Tudo bem que ele era o chefe e eu o empregado; não custava, porém, fazer ao menos um cumprimento. Pois assim ele estaria me tratando como gente, mas nem isso. Aquilo me deixou muito revoltado, achava que não era assim que as pessoas tinham que ser. Quando cheguei em casa, naquele dia, me olhei bem de frente ao espelho para saber se eu também era gente, pois não aceitava ser tratado como um animal.'
Mas Susumo confessa que o tempo foi apagando todas essas revoltas da infância. 'Cresci com uma coisa na cabeça: não maltratar as pessoas simples com humilhação. O contrário, fazer diferente daquilo que fizeram comigo. É por isso que procuro tratar bem e respeitar meus funcionários como gente." Um gesto que faz todas as vezes em que visita a colônia de mais de 100 casas que construiu para seus funcionários, em alvenaria, com água encanada e energia elétrica, é dar balas às crianças. 'Elas precisam ser tratadas com carinho', diz.
(Reportagem de Edinelson Alves, publicada na Folha de Londrina, em 18/06/88)

Nenhum comentário:

Postar um comentário